segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 13 de novembro


1927: na final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em São Januário, a Seleção Carioca ganhou por 2 a 1 da Seleção Paulista, e conquistou o título. O jogo estava empatado em 1 a 1, gols de Oswaldinho para os cariocas e de Feitiço para os paulistas, quando foi interrompido por uma confusão aos 33 do segundo tempo, após o árbitro marcar um pênalti para a Seleção do Rio de Janeiro. Os paulistas abandonaram o campo e, seis minutos após o fim do tempo regulamentar, o tricolor Fortes cobrou o pênalti para a meta vazia, marcando o gol do título. Os campeões brasileiros jogaram com a seguinte escalação: Amado [Flamengo]; Pennaforte [America] e Hélcio [Flamengo]; Alberto [São Cristóvão], Floriano [Fluminense] e Fortes [Fluminense]; Paschoal [Vasco], Oswaldinho [America], Nilo [Botafogo], Arthur Bahianinho [São Cristóvão] e Moderato [Flamengo]. Os tricolores Alfredinho e Milton também participaram da campanha vitoriosa da Seleção Carioca.

1938: em jogo da primeira rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Bangu, de virada. Ladislau abriu o placar para os alvirrubros, e os tricolores viraram com gols de Bioró, Enéas (contra), Romeu Pellicciari e Tim. Com sete vitórias, um empate e uma derrota, o timaço do Fluminense seguia na liderança da competição (que tinha a fórmula de pontos corridos, com turno e returno). O Tricolor terminaria conquistando o tricampeonato do Rio de Janeiro.

1949: em amistoso disputado no Estádio Governador Punaro Bley, em Vitória, o Fluminense deu show e venceu a Seleção Capixaba por 10 a 2, graças aos gols de Carlyle (3), Didi (2), Silas, Maneco (2) e Orlando Pingo de Ouro (2).

1971: em sua última partida no Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Santos, no Maracanã. Os gols do jogo foram de Silveira (de pênalti) e Jair Pereira (dois) para o Fluminense, e de Mazinho para o Santos. O Tricolor, campeão brasileiro de 1970, não conseguiu repetir a boa campanha do ano anterior: encerrou a competição com 5 vitórias, 6 empates e 8 derrotas, 12 gols-pró e 13 gols-contra, em 16º lugar.

1983: em jogo da nona rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense foi derrotado pelo Goytacaz por 2 a 1, no Estádio Ari de Oliveira, em Campos. O gol tricolor foi do centroavante Washington. Por ter vencido o primeiro turno, o Fluminense já estava classificado para o triangular final, no qual enfrentaria o Bangu e o Flamengo, para se sagrar mais uma vez campeão do Rio de Janeiro (vide 11 de dezembro).

1985: o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 2 a 0, no Estádio Luso-Brasileiro, em partida da oitava rodada do segundo turno do Campeonato Carioca. A vitória foi obtida com dois gols no segundo tempo: Tato aos 28, e Washington aos 43. Por ter vencido o primeiro turno (vide 9 de outubro), o Fluminense já estava classificado para o triangular final, em que enfrentaria o Flamengo e o Bangu, para se sagrar tricampeão carioca (vide 18 de dezembro).

1986: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Goiás por 2 a 1, no Serra Dourada, em Goiânia. Assis marcou os dois gols tricolores na partida, e Zezinho descontou para o clube esmeraldino.

1991: o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Itaperuna, no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã. Os gols tricolores foram de Marcelo Barreto, Edvaldo e Márcio.

1992: na partida de volta das quartas-de-final da Copa do Brasil, o Fluminense venceu o Criciúma por 3 a 0, no Estádio Heriberto Hülse, classificando-se assim para a semifinal da competição, em que enfrentaria o Sport Recife. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Ézio, Lira e Wagner.

2012: dois dias após a confirmação da conquista do Campeonato Brasileiro, cinco atletas do Fluminense foram convocados por Mano Menezes para a Seleção Brasileira, para enfrentar a Argentina no segundo jogo do "Superclássico das Américas": o goleiro Diego Cavalieri, o lateral Carlinhos, os meias Jean e Thiago Neves, e o centroavante Fred. A partida da "Sele-Flu" seria disputada em 21 de novembro, no Estádio La Bombonera, em Buenos Aires.

****

Aniversariantes do dia:

Adolpho Pires de Almeida, o Bilulu (1915), zagueiro que integrou o elenco do Fluminense entre as temporadas de 1941 e 1943, antes de se transferir para o Bangu. Bilulu participou da conquista do Campeonato Carioca de 1941, tendo atuado na vitória por 4 a 2 sobre o Bonsucesso (vide 21 de junho).

Arianne de Carvalho Tolentino (1989), jogadora de vôlei do atual elenco do Fluminense.

PCFilho

4 comentários:

  1. Nesse jogo Fluminense x Santos de 1971, Pelé jogou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Nessa partida, Pelé não atuou.

      Excluir
    2. As três vitórias do Fluminense sobre o Santos com Pelé em campo foram as seguintes:

      23/03/1963 - Santos 2 x 4 Fluminense - Pacaembu (São Paulo)

      30/04/1967 - Fluminense 3 x 0 Santos - Maracanã (Rio de Janeiro)

      24/09/1972 - Fluminense 2 x 1 Santos - Maracanã (Rio de Janeiro)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.