1927: na final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em São Januário, a Seleção Carioca ganhou por 2 a 1 da Seleção Paulista, e conquistou o título. O jogo estava empatado em 1 a 1, gols de Oswaldinho para os cariocas e de Feitiço para os paulistas, quando foi interrompido por uma confusão aos 33 do segundo tempo, após o árbitro marcar um pênalti para a Seleção do Rio de Janeiro. Os paulistas abandonaram o campo e, seis minutos após o fim do tempo regulamentar, o tricolor Fortes cobrou o pênalti para a meta vazia, marcando o gol do título. Os campeões brasileiros jogaram com a seguinte escalação: Amado [Flamengo]; Pennaforte [America] e Hélcio [Flamengo]; Alberto [São Cristóvão], Floriano [Fluminense] e Fortes [Fluminense]; Paschoal [Vasco], Oswaldinho [America], Nilo [Botafogo], Arthur Bahianinho [São Cristóvão] e Moderato [Flamengo]. Os tricolores Alfredinho e Milton também participaram da campanha vitoriosa da Seleção Carioca.
1938: em jogo da primeira rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Bangu, de virada. Ladislau abriu o placar para os alvirrubros, e os tricolores viraram com gols de Bioró, Enéas (contra), Romeu Pellicciari e Tim. Com sete vitórias, um empate e uma derrota, o timaço do Fluminense seguia na liderança da competição (que tinha a fórmula de pontos corridos, com turno e returno). O Tricolor terminaria conquistando o tricampeonato do Rio de Janeiro.
1949: em amistoso disputado no Estádio Governador Punaro Bley, em Vitória, o Fluminense deu show e venceu a Seleção Capixaba por 10 a 2, graças aos gols de Carlyle (3), Didi (2), Silas, Maneco (2) e Orlando Pingo de Ouro (2).
1971: em sua última partida no Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Santos, no Maracanã. Os gols do jogo foram de Silveira (de pênalti) e Jair Pereira (dois) para o Fluminense, e de Mazinho para o Santos. O Tricolor, campeão brasileiro de 1970, não conseguiu repetir a boa campanha do ano anterior: encerrou a competição com 5 vitórias, 6 empates e 8 derrotas, 12 gols-pró e 13 gols-contra, em 16º lugar.
1983: em jogo da nona rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense foi derrotado pelo Goytacaz por 2 a 1, no Estádio Ari de Oliveira, em Campos. O gol tricolor foi do centroavante Washington. Por ter vencido o primeiro turno, o Fluminense já estava classificado para o triangular final, no qual enfrentaria o Bangu e o Flamengo, para se sagrar mais uma vez campeão do Rio de Janeiro (vide 11 de dezembro).
1985: o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 2 a 0, no Estádio Luso-Brasileiro, em partida da oitava rodada do segundo turno do Campeonato Carioca. A vitória foi obtida com dois gols no segundo tempo:
Tato aos 28, e Washington aos 43. Por ter vencido o primeiro turno (vide
9 de outubro), o Fluminense já estava classificado para o triangular final, em que enfrentaria o Flamengo e o Bangu, para se sagrar tricampeão carioca (vide 18 de dezembro).
1986: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Goiás por 2 a 1, no Serra Dourada, em Goiânia. Assis marcou os dois gols tricolores na partida, e Zezinho descontou para o clube esmeraldino.
1991: o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Itaperuna, no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã. Os gols tricolores foram de Marcelo Barreto, Edvaldo e Márcio.
1992: na partida de volta das quartas-de-final da Copa do Brasil, o Fluminense venceu o Criciúma por 3 a 0, no Estádio Heriberto Hülse, classificando-se assim para a semifinal da competição, em que enfrentaria o Sport Recife. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Ézio, Lira e Wagner.
2012: dois dias após a confirmação da conquista do Campeonato Brasileiro, cinco atletas do Fluminense foram convocados por Mano Menezes para a Seleção Brasileira, para enfrentar a Argentina no segundo jogo do "Superclássico das Américas": o goleiro Diego Cavalieri, o lateral Carlinhos, os meias Jean e Thiago Neves, e o centroavante Fred. A partida da "Sele-Flu" seria disputada em 21 de novembro, no Estádio La Bombonera, em Buenos Aires.
****
Aniversariantes do dia:
Adolpho Pires de Almeida, o
Bilulu (1915), zagueiro que integrou o elenco do Fluminense entre as temporadas de 1941 e 1943, antes de se transferir para o Bangu. Bilulu participou da conquista do Campeonato Carioca de 1941, tendo atuado na vitória por 4 a 2 sobre o Bonsucesso (vide
21 de junho).
Arianne de Carvalho Tolentino (1989), jogadora de vôlei do atual elenco do Fluminense.
PCFilho
Nesse jogo Fluminense x Santos de 1971, Pelé jogou?
ResponderExcluirNão. Nessa partida, Pelé não atuou.
ExcluirAs três vitórias do Fluminense sobre o Santos com Pelé em campo foram as seguintes:
Excluir23/03/1963 - Santos 2 x 4 Fluminense - Pacaembu (São Paulo)
30/04/1967 - Fluminense 3 x 0 Santos - Maracanã (Rio de Janeiro)
24/09/1972 - Fluminense 2 x 1 Santos - Maracanã (Rio de Janeiro)
Obrigado pela resposta.
Excluir