quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 30 de novembro


1901: empolgados com o sucesso das partidas disputadas pelo "Rio Team" em São Paulo (vide 19 e 20 de outubro), Oscar Cox, Mário Frias e Cawood Robinson convidaram diversos amigos para uma reunião na sede do Laranjeiras Club, visando à fundação do "Rio Football Club". A tentativa de fundar o primeiro clube dedicado ao futebol no Rio de Janeiro fracassou, e Oscar Cox adiou a concretização de seu sonho para o ano seguinte... (vide 21 de julho).
O convite para a reunião de 30 de novembro de 1901.

1919: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o avassalador Fluminense obteve sua décima vitória consecutiva: 4 a 3 sobre o São Cristóvão (único time que o havia derrotado na competição, em 27 de julho). Os gols da vitória do Fluminense foram de Welfare, Zezé (dois) e Machado, e os três gols dos visitantes foram de Braz de Oliveira. A escalação do onze tricolor foi: Marcos; Vidal e Othelo; Laís, Oswaldo Gomes e Fortes; Mano, Zezé, Welfare, Machado e Bacchi. Com quatorze vitórias e uma derrota, o Fluminense seguia na liderança da competição, dois pontos à frente do vice-líder Flamengo. O timaço tricolor venceria todas as partidas seguintes, até garantir o tricampeonato, exatamente no duelo contra o rival rubro-negro (vide 21 de dezembro).

1941: em sua estreia no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em General Severiano, a Seleção Carioca venceu a Seleção Baiana por 9 a 0, gols de Tim (dois), Pirillo (três), Pedro Amorim (três) e Patesko. O escrete do Distrito Federal atuou com: Yustrich [Flamengo]; Domingos da Guia [Flamengo] e Osvaldo [Vasco]; Afonsinho [Fluminense], Zarzur [Vasco] e Argemiro [Vasco]; Pedro Amorim [Fluminense], Zizinho [Flamengo], Pirillo [Flamengo], Tim [Fluminense] e Patesko [Botafogo]. No mesmo dia, em amistoso no Caio Martins, em Niterói, um time misto do Fluminense perdeu por 5 a 2 para o Canto do Rio.

1946: na terceira rodada do Supercampeonato Carioca, diante de 21.240 pagantes em São Januário, o Fluminense venceu o Botafogo por 3 a 1, graças aos gols de Pedro Amorim e Ademir Menezes (dois). Com o resultado, o Fluminense assumiu a liderança do Supercampeonato, com 5 pontos ganhos, contra 4 do Botafogo, 3 do Flamengo e nenhum do America. Nas três rodadas seguintes, o Fluminense obteria mais três vitórias, e cumpriria a profecia de Gentil Cardoso (vide 7, 15 e 22 de dezembro).

1947: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 9 a 3 do Canto do Rio. Os gols tricolores foram de Ademir Menezes (dois), Lamparina (contra), Juvenal (três), Orlando Pingo de Ouro, Rodrigues Tatu e Pé-de-Valsa; para os visitantes, anotaram Demóstenes, Geraldino e Sílvio.

1952: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, disputada no Estádio Caio Martins, em Niterói, o Fluminense derrotou o Canto do Rio por 3 a 0. Os gols dos campeões mundiais foram de Telê, Marinho e Orlando Pingo de Ouro (de pênalti).

1980: no jogo único da decisão do Campeonato Carioca, diante de uma multidão de 108.957 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0, graças ao santo gol de falta do zagueiro Edinho, aos 22 minutos do segundo tempo. Com a vitória, o Fluminense sagrou-se campeão carioca pela 24ª vez. Foi sobre esta partida a última crônica do escritor tricolor Nelson Rodrigues. No mesmo dia, um acontecimento triste: faleceu o músico Cartola, ilustre torcedor do clube - sobre seu caixão, no dia seguinte, estavam as bandeiras do Fluminense e da Mangueira. O gênio faleceu campeão.

1985: na última rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o America. Por ter vencido o primeiro turno (vide 9 de outubro), o Fluminense já estava classificado para o triangular final, em que enfrentaria o Flamengo (vide 11 de dezembro) e o Bangu (vide 18 de dezembro), para se sagrar tricampeão do Rio de Janeiro.

1986: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, diante de 94.043 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, graças ao gol de Leomir, de pênalti, aos 44 minutos do primeiro tempo.

2008: em jogo da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, no Morumbi, perante 66.888 pagantes no Morumbi, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o São Paulo, impedindo a conquista antecipada do título pelo clube paulista. O jovem Tartá marcou o gol tricolor no começo do segundo tempo, e Borges empatou para os anfitriões pouco depois. O zagueiro tricolor Thiago Silva teve grande atuação na partida.

2014: em partida válida pelo returno do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 5 a 2 do Corinthians, no Maracanã. Os gols tricolores foram de Ralf (contra), Edson, Fred (dois, ambos de pênalti) e Dario Conca. O goleiro tricolor Diego Cavalieri defendeu uma cobrança de pênalti de Fábio Santos.

****

Aniversariantes do dia:

Januário Gomes de Barros (1939), meio-campista português que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1961.

Muricy Ramalho (1955), treinador que comandou a conquista do Campeonato Brasileiro de 2010, o terceiro da história do Fluminense. Entre 2010 e 2011, Muricy esteve no comando técnico do time tricolor em 54 partidas, tendo obtido 28 vitórias, 15 empates e 11 derrotas. Foi um dos mais vitoriosos treinadores de sua geração, tendo conquistado também três Campeonatos Brasileiros pelo São Paulo e uma Copa Libertadores pelo Santos.


PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.