1906: em amistoso interestadual, o Fluminense perdeu por 4 a 3 para a Seleção Paulista, diante de 5.000 pessoas no campo do Velódromo, em São Paulo. Esta partida foi o maior público da história do Fluminense até aquela data. Na condição de primeiro campeão carioca, o Fluminense foi convidado para enfrentar o "scratch" dos melhores jogadores paulistas, que jogou com a seguinte formação: Jorge de Miranda Júnior "Tutu"; W. Jeffery e Tommy; Kirschner, Aquino e M. Paixão; Rowlands, Vevé, Hermann Friese, Charles Miller e Léo. O Fluminense jogou com: Waterman; Victor Etchegaray e Salmond; Buchan, Gulden e João Araújo; Reidy, Alex Martins, Edwin Cox, Emile Etchegaray e Oswaldo Gomes. A Seleção Paulista abriu 4 a 0, com gols de Hermann Friese, Léo, Rowlands e Charles Miller, mas o Fluminense não desistiu e conseguiu uma bela reação, com gols de Edwin Cox, Victor Etchegaray e Buchan, todos no segundo tempo. O Fluminense, que já provara ser o melhor time do Rio de Janeiro, agora demonstrava que podia jogar de igual para igual até mesmo com a Seleção de São Paulo.
1917: em um resultado surpreendente, o Fluminense sofreu sua primeira derrota no Campeonato Carioca: 4 a 1 para o São Cristóvão, no campo da rua Figueira de Melo. Os gols foram de Sílvio, Cantuária (dois) e Heitor para os anfitriões, e de Zezé, de pênalti, para os tricolores. A campanha do Fluminense passou a ser de onze vitórias, um empate e uma derrota. Faltando cinco rodadas para o fim da competição, o Fluminense liderava a tabela de classificação - nas semanas seguintes, confirmaria a conquista do primeiro título do histórico tricampeonato do Rio de Janeiro.
1928: no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, em seu segundo jogo no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, a Seleção Carioca venceu a Seleção Fluminense por 7 a 2, graças aos gols de Russinho (4), Nilo (2) e Fernando Giudicelli. Os cariocas jogaram com a seguinte escalação: Amado [Flamengo]; Pennaforte [America] e Hélcio [Flamengo]; Hermógenes [America], Fernando Giudicelli [Fluminense] e Pamplona [Botafogo]; Paschoal [Vasco], Nilo [Botafogo], Russinho [Vasco], Arthur Bahianinho [São Cristóvão] e Theóphilo [São Cristóvão]. Na preliminar, a Seleção Gaúcha venceu a Seleção Matogrossense por 6 a 4. Em dezembro, a Seleção Carioca conquistaria o Campeonato Brasileiro.
1934: no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em São Januário, a Seleção Carioca ganhou por 2 a 0 da Seleção Paulista, gols de Nena e Gradim. Os cariocas jogaram com a seguinte escalação (sem atletas do Fluminense): Rey [Vasco]; Zé Luiz [São Cristóvão] e Itália [Vasco]; Agrícola [São Cristóvão], Fausto [Vasco] e Afonsinho [Flamengo]; Sobral [Bangu], Arthur [Flamengo], Alfredo [Flamengo] (Gradim [Vasco]), Nena [Vasco] e Jarbas [Flamengo]. Os paulistas atuaram com: Batatais; Jaú e Jarbas; Tunga, Zarzur e Orozimbo; Mendes, Mamede (Luizinho), Romeu Pellicciari, Lara e Vicente. A Seleção Paulista terminaria campeã, vencendo as duas partidas seguintes, nos dias 15 e 18. Esta decisão do Brasileiro de Seleções entraria para a história do Fluminense, que em 1935 contrataria alguns dos atletas paulistas campeões (Batatais, Orozimbo, Romeu Pellicciari, Lara e Hércules), para formar um dos seus mais vitoriosos times, que dominaria o futebol carioca nos anos seguintes.
1951: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio Caio Martins, em Niterói, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Canto do Rio, com quatro gols do centroavante Carlyle, sendo o último de bicicleta. Com campanha de nove vitórias, dois empates e uma derrota, o Fluminense liderava o Campeonato Carioca, ao lado do Bangu - nas semanas seguintes, os dois clubes brigariam rodada a rodada pela ponta, até terminarem empatados, forçando duas partidas extras (vide 13 de janeiro e 20 de janeiro).
1973: em clássico válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do America. Lula abriu o placar para os tricolores, Sérgio Lima empatou para os rubros, e Marco Antônio anotou o gol da vitória do Fluminense, aos 43 minutos do segundo tempo.
1981: em partida do Campeonato Carioca, na rua Bariri, o Fluminense venceu o anfitrião Olaria por 3 a 0, gols de Mauro (contra) e Cláudio Adão (dois).
1984: em jogo da sétima rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Campo Grande, em Ítalo del Cima, graças ao gol de Leomir, cobrando pênalti. Nas semanas seguintes, o Fluminense se classificaria ao triangular final ao cumprir a melhor campanha geral, e se sagraria campeão vencendo o Vasco (vide 9 de dezembro) e o Flamengo (vide 16 de dezembro).
1987: em partida válida pela primeira fase do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Goiás por 1 a 0, graças ao gol do zagueiro Ricardo Gomes, de cabeça, aos 36 minutos do primeiro tempo.
1992: em jogo disputado no Estádio de Laranjeiras, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do America, gol do centroavante Ézio, cobrando pênalti, aos 24 minutos do primeiro tempo.
2009: na primeira partida da semifinal da Copa Sul-Americana, no Estádio General Pablo Rojas (La Olla Azulgrana), em Asunción, o Fluminense venceu o Cerro Porteño por 1 a 0, gol do centroavante Fred, aos 30 minutos do segundo tempo. Contando jogos do Brasileirão e da Copa Sul-Americana, o "time de guerreiros" ampliou a sequência invicta para 10 partidas, sendo 5 vitórias consecutivas. O jogo de volta da semifinal aconteceria no Maracanã, na semana seguinte (vide 18 de novembro).
2012: é campeão! Em partida da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Prudentão, em Presidente Prudente, o Fluminense derrotou o Palmeiras por 3 a 2, e garantiu matematicamente a conquista do título. Os três gols da vitória tricolor foram de Fred, embora um tenha sido assinalado como gol-contra de Maurício Ramos. Com a espetacular campanha de 22 vitórias, 10 empates e 3 derrotas, o Tricolor somava 76 pontos, marca inalcançável pelos concorrentes. Pela quarta vez na história, o Fluminense conquistou o Campeonato Brasileiro - repetindo 1970 (vide 20 de dezembro), 1984 (vide 27 de maio) e 2010 (vide 5 de dezembro).
A classificação do Brasileirão 2012 após a 35ª rodada: é campeão! |
Aniversariantes do dia:
Arthur Antunes de Moraes e Castro, o Laís (1899), médio-direito que atuou no time principal do Fluminense entre 1916 e 1924, tendo marcado 3 gols em 130 jogos. Foi campeão carioca em 1917, 1918, 1919 e 1924. Como demonstrava muita inteligência no campo, foi convidado para assumir o comando técnico da Seleção Brasileira em 1922, conquistando o Campeonato Sul-Americano como jogador-treinador.
Laís, titular do time tricampeão em 1919. |
Antônio Barriloti, o Barriloti (1911), centroavante que atuou no Fluminense em 1934. Marcou 5 gols em 11 jogos com a camisa tricolor.
Milton Pessanha, o Milton Bororó (1932), ponta-direita que integrou o plantel do Fluminense entre 1950 e 1955. Foi um dos quatro jogadores do Fluminense na Seleção Brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952. Com a camisa tricolor, participou das conquistas da Copa das Municipalidades de 1953 e do Torneio Pentagonal de Aspirantes em 1955. Jogou também no Flamengo.
Essa seção das "efemérides tricolores" é uma aula de história do Fluminense.
ResponderExcluirQue bom. Obrigado. ;)
ExcluirSomos nós que agradecemos.
Excluir